quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CONAN - O Bárbaro



Já a tempos se vinha prometendo um remake pros filmes do Conan da década de 80,ambos estrelados pelo veterano Arnold Schwarzenegger.Filmes que na época receberam uma critica positiva,mas foi desaprovado por grande parte dos fãs por apresentar alterações quanto a época e origem de Conan,e assim pecando contra a verdadeira história do gigante bárbaro,criado por Robert E.Howard.
Mudanças a parte,isso é bastante comum em se tratando de adaptação de quadrinhos pro cinema,e com o tempo,o publico-fã acabou se conformando com o Conan "toscão" do Schwarzenegger.E agora,quase 30 anos depois,finalmente uma nova adaptação do Bárbaro,dessa vez sob a pele de Jason Momoa(de "Game of Thrones"),retorna aos cinemas pra mostrar que Conan ainda existe.
A direção ficou a cargo de Marcus Nispel(de "sexta Feira 13,Desbravadores e O Massacre da Serra Eletrica),e o roteiro nas mãos de Thomas Dean Donnelly e Joshua Oppenheimer (Dylan Dog),e apesar de algumas alterações comuns,o remake é mais fiel ao material original que o longa-metragem dirigido por John Milius.O personagem no novo filme não é o bárbaro monossilábico e sem expressão que o cinema nos apresentou na pele de Schwarzenegger, mas um guerreiro astuto e cheio de recursos, muito mais próximo do ladrão hábil que E. Howard imaginou,e mesmo aqueles que tinham opiniões mais negativas sobre a escolha de Momoa,terá que dar o braço a torcer.O cara manda muito bem,quanto a isso,não a duvidas,o ator soube interpretar todas as feições do bárbaro dos quadrinhos,alem disso,criou um Conan ágil,habilidoso,mortal e sanguinário,isso sem mencionar as outras "qualidades" de beberrão,mulherengo,sarcástico,arrogante e falastrão.
Quanto a parte técnica,vamos encontrar muitas falhas e furos inexplicáveis,mas nada que vá atrapalhar a diversão.O restante do elenco ta razoável,o único que decepciona um pouco é Stephan Lang,repetindo a pose de vilão de Avatar,e a apagada Rachel Nichols(Tamara),que esta la apenas pra fazer o papel de mocinha indefesa.A fotografia e figurino é maravilhosa,as cenas de ação muito bem montadas,combinados com selvageria,brutalidade,sangue e frases de efeito,tudo isso da um aspecto que em muito lembra os quadrinhos.
Remakes quase nunca são bem aceitos pelos fãs do cinema clássico,que vão sempre preferir a versão antiga,mas se o Conan de Schwarzenegger é clássico,o de Momoa é fantástico.O filme cumpre o que promete,e ao final da sessão saímos com gostinho de "quero mais".
Apesar da bilheteria morna,já se fala numa seqüência,é esperar pra ver.Um personagem tão brutal e bárbaro como esse não pode ser esquecido.

2 CURIOSIDADES -
1ª)Kellan Lutz e Jared Padalecki chegaram a ser cotados para interpretar Conan, mas a produção acabou optando por Jason Momoa, conhecido pelos seriados "S.O.S Malibu" (Baywarch) e "Stargate: Atlantis";

2ª)Conan foi inteiramente rodado na Bulgária, em locações como Bistriza, Bolata, Dobrich, Pernik, Vitosha, Zlatnite Mostove, Vitosha e nos estúdios New Boyana Film Studios, em Sofia;

CLASSIFICAÇÃO:Pessimo,Regular,Bom ou Otimo
-
DIREÇÃO:Bom
ELENCO:Bom
EFEITOS ESPECIAIS:Otimo
TRILHA SONORA:Bom
MUSICA TEMA:bom
CENÁRIOS:Otimo
FILME:Otimo(4 Estrelas)
NOTA:8,0

4 comentários:

  1. Eu adorei o filme pelo fato de terem inovado em questão ao tipo de ''adaptação'' que fizeram, foi um ótimo trabalho da produção, quanto a trilha sonora e efeitos estão boas.
    E enquanto aos comentários do nosso querido Diego, estão muito bem esclaressidos rs,como de costume!

    ResponderExcluir
  2. O novo filme de Conan não tão ruim quanto eu temia.

    Embora ainda longe de ser 100% fiel a Howard, o filme ainda teve muito mais elementos howardianos do que o longa-metragem de 1981 com Arnold. Os atores Leo Howard e Jason Momoa interpretaram um Conan com aparência física e comportamento quase idênticos ao que foi criado pelo texano em 1932. Gostei - e muito - das cenas em que Conan libertou escravos em Zingara e foi com eles para Messantia; da batalha naval, do nascimento de Conan e da luta do pequeno Conan contra os pictos. E, embora eu respeite a opinião de Diego, achei Rachel Nichols uma boa atriz - mesmo não sendo tão boa quanto Momoa, Ron Pearlman e Stephen Lang (Rachel, na minha opinião, arrebentou na cena da batalha em alto-mar!).

    Tem contradições a Robert E. Howard? Claro que tem: um ator negro interpretando um zamoriano com nome hiboriano (!); a tribo de Conan sendo destruída por um exército formado por mais guerreiros civilizados do que bárbaros; Conan tendo trabalho em matar um guerreiro negro na batalha naval, bem como em dar cabo de Khalar Zim no final do filme. Mas, de 0 a 10, dou nota 6 a este filme, que está, na minha opinião, bem melhor e mais fiel que o de John Milius.

    Ao filme com Arnold eu daria nota 4,5 - e isso, por causa da brilhante atuação de William Smith como pai de Conan, nos primeiros minutos do filme; e também devido à maravilhosa trilha sonora de Basil Poledouris (os dois únicos elementos que salvaram o filme de 1981 de receberem um belíssimo ZERO, vindo de mim).

    ResponderExcluir
  3. demais! adorei:) eu ñ gostei muito do antigo mais esse ...me empresionou;)

    ResponderExcluir