quarta-feira, 14 de março de 2012

A GAROTA DO DRAGÃO TATUADO




David Fincher vem ganhando bastante prestígio desde "A Rede Social",filme de 2010,que teve diversas indicaçoes e quase acabou levando o oscar de melhor filme,que contrariando as espectativas,acabou sendo do Discurso do Rei.
Porem isso é irrelevante,oque importa nesse caso é o sucesso que acabou vindo depois,claro que levar o oscar seria melhor ainda,mas isso não quer dizer que Fincher tenha perdido a esperança,e ele mostra isso ao jogar toda dedicação na nova adaptação do Best-Seller "The Girl With Dragon Tattoo",versão americanizada que tem dado oque falar desde que foi lançado,filme que rendeu inclusive a indicação ao oscar de melhor atriz a Rooney Mara.
Rooney Mara que ja tinha trabalhado com Fincher em "A Rede Social",se desliga totalmente de qualquer estereótipo de seus filmes anteriores,aqui ela faz um trabalho primoroso,e porque não dizer,o melhor da sua carreira,ao encarnar uma das personagens mais insanas de todos tempos;Lisbeth Salander,A Garota do Dragão Tatuado.
Claro que não se pode falar de Rooney Mara sem lembrar de Noomi Rapace,a Lisbeth Salander da versão suéca,da até pra fazer um paralelo,comparando por exemplo a atuação de jack Nicholson com Heath Ledger.E seguindo por esse caminho,Noomi Rapace fez um bom trabalho,mas ficou muita coisa no ar,certas peças que não se encaixaram.E Rooney Mara preencheu esse vácuo,dando uma lição de atuação.
Pra quem ja tinha visto a versão suéca,ou lido o livro do escritor Stieg Larsson,a história é a mesma,e a versão americana é ainda mais fiel ao livro e toma certas liberdades que o diretor Niels Oplev nao teve ousadia de explorar.
Uma belissima fotografia,visitas por lugares e paisagens exóticas,uma história cheia de mistérios,onde Daniel Craing vive o jornalista Mikael Blomkvist,Co-produtor da revista Millenium,que investiga uma onda de assassinatos brutais contra mulheres que ja vem ocorrendo a mais de 40 anos,e que nunca foi solucionado.
Paralelamente,Lisbeth Salander,uma hacker Punk,impulsiva e anti-social faz o mesmo,e inevitavelmente,a certo ponto,o caminho dos dois acaba se cruzando,e os dois unem suas habilidades pra tentar resolver o mistério.
São 2 horas e meia,que passam e a gente nem percebe,de tão envolvido que ficamos com a história,e é claro,com a presença emcantadora de Lisbeth Salander,quando ela entra em cena,parece que tudo em volta desaparece,voce não ve outra coisa,só presta atenção nela.Não é atoa que o nome do filme faz menção a ela.
Seria exagero dizer que a Lisbeth Salander da Rooney Mara é uma das personagens mais marcantes da história do cinema? Claro que não,assim como tambem não é exagero dizer que é a Rooney Mara que merecia o oscar de melhor atriz,e não a Meryl Streep.
Rooney Mara,essa jovem atriz de apenas 26 anos,até então pouco conhecida,criou um mito,que não sera facilmente esquecido,pelo menos por parte dos fãs que vieram e continuam vindo depois de seu sucesso.E para alegria dos novos fãs,a própia Rooney ja confirmou que não ve a hora de retornar para continuação,que poderá ser,assim como o livro,uma trilogia.

2 CURIOSIDADES -
1ª)Pelo desempenho na trilogia sueca dando vida a Lisbeth Salander, a atriz Noomi Rapace chegou a ter uma campanha capitaneada por criticos, pedindo o seu retorno para o papel, mas ela mesma recusou a ideia, declarando insatisfação de repetir o mesmo personagem por três vezes nas mesmas histórias.
Depois de muitas descartes,o papel acabou caindo perfeitamente pra Rooney Mara.

2ª)PREMIOS

OSCAR 2012
Indicações:

Melhor Atriz - Rooney Mara
Melhor Fotografia
Melhor Edição
Melhor Mixagem de Som
Melhor Edição de Som

GLOBO DE OURO 2012
Indicações:

Melhor Atriz - Drama - Rooney Mara
Melhor Trilha Sonora

BAFTA 2012
Indicações:

Melhor Fotografia
Melhor Trilha Sonora

CLASSIFICAÇÃO:Pessimo,Regular,Bom ou Otimo
-
DIREÇÃO:Otimo
ELENCO:Otimo
EFEITOS ESPECIAIS:Otimo
TRILHA SONORA:Bom
MUSICA TEMA:Otimo
CENÁRIOS:Otimo
FILME:Otimo(4/5 Estrelas)
NOTA:9,0

8 comentários:

  1. Na minha opinião Millennium - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres é a melhor adaptação de filme já feita em Hollywood e não estou dizendo isso porque sou uma grande fã da trilogia,mas é porque o filme não fica deixando a desejar em relação ao livro ( minha opinião ).
    Ver Rooney Mara interpretando Lisbeth é um sopro de ar fresco para quem está cansado das carinhas hollywoodianas de sempre e Craig como Mikael prova que não é só James Bond, o cara sabe atuar.
    Me entristece ver que Hollywood não reconheceu o talento da Rooney e ela saiu do Oscar sem o premio de melhor atriz, mas vamos ao livro...

    Tenho uma relação de amor e ódio com o primeiro livro Millenium, isso porque fui obrigada a ler em um mês para apresentar um trabalho sobre literatura estrangeira na faculdade, mas conforme fui lendo fui ficando realmente fascinada com o livro. E o trabalho? Tirei nota 10! Quando fui assistir ao filme logo de cara fiquei impressionada com a caracterização de Rooney como Lisbeth, ela ficou PERFEITA ( e achei até que ela ficou melhor que a atriz da versão sueca, (não vi o filme mas já vi fotos ),o entrosamento entre Lisbeth e Mikael que acompanhamos no livro está lá no filme e a naturalidade com que os atores fazem isso é inacreditável, sem falar em pequenos detalhes do livro que achamos no filme( geralmente diretores dispensam detalhes nas adaptações mas são justamente eles que fazem a diferença ), o mistério, o folego do livro está tudo lá.

    Super recomendo. Melhor filme do ano.

    ResponderExcluir
  2. Um dos melhores filmes que já assisti, e queria poder comparar aos livros, mas ainda não li...
    A atuação da Rooney Mara é perfeita, e discordo na parte "uma das personagens mais insanas de todos tempos". Eu acho que ela é representada como uma personagem complexa, com seus defeitos e qualidades, como as nós mesmos somos.. Nada que ela fez eu deixaria de fazer se estivesse no lugar dela, então... ela apenas não é mais uma personagem OU boa OU má OU qualquer coisa do gênero... na minha opinião, ela é apenas "real".

    ResponderExcluir
  3. Ótima crítica, só aumentou minha curiosidade de conferir.

    ResponderExcluir
  4. Essas atuações que mexem não apenas com o psicológico da atriz, como também mudam profundamente a aparência, costumam ser ótimas!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou suspeito pra falar de David Fincher que para mim o melhor diretor da atualidade, eu gostei muito do filme, um trabalho primoroso desse eximio diretor que ja ta merecendo um oscar faz tempo.
      Mas seu melhor trabalho sem duvidas é Clube da Luta que filmaço.
      boa critica!!!
      abraço.

      Excluir
    2. Eu ñ posso dar um comentário para dizer se o filme e bom ou ñ,
      Ou seja....ainda ñ assisti. Mais com essa crítica eu fiquei interessado no filme.
      Apesar de eu ter gostado do trabalho de David Fincher e Rooney Mara em
      (A rede Social). E adimiro muito também a Lisbeth Salander. Com certeza irei assisti
      esse filme ( A Garota do Dragão Tatuado).

      Excluir